domingo, 17 de maio de 2015

O UTSM tem magia

Confesso que estava com algumas dúvidas na participação no UTSM, e foi devido a uma desistência de um colega que surgiu uma vaga de última hora. Mas pensava eu…que teria essa prova de trail tão especial? Seria tão diferente das poucas provas de trail em que já participei?
Então lá me fiz a essa aventura dos 25km (TCSM trail curto) apesar dos últimos dias que antecederam a prova, fiquei impossibilitado de treinar devido a uma constipação que me apanhou desprevenido.
Na véspera, acompanhado da Ana e da Yara (esposa e filha) fomos assistir à partida dos atletas dos 100km que iniciaram a competição à meia-noite. E logo aí as minhas dúvidas começaram se a desfazer no sentido que realmente o UTSM tem algo de mágico. Levantei o dorsal, (apenas fiquei com pena de já não existir o tamanho L da tshirt) e dirigi-me para a pista onde assistimos ao concerto da banda “Só Xutos” e troquei algumas ideias com o pessoal conhecido.
Às 00:00 foi dada a partida, e regressei a casa pois era hora de descansar.
No dia seguinte, bem cedo acompanhado do colega Pedro fomos a Castelo de Vide para começarmos a nossa aventura.
Da prova propriamente dita, adorei o trajecto: achei o percurso misto (com áreas que possibilitava muito correr, e com áreas técnicas com pedras, passagens de água, pequenas passagens por alcatrão,  degraus, zona urbana, ervas altas, arame farpado e terminou na pista )
De realçar os moradores simpáticos ao longo de todo percurso a incentivar os atletas. Os abastecimentos não poderiam ser melhores e o enorme grupo de voluntários foi excelente em todo o apoio.
Contei também com o apoio da minha mãe, esposa e filha que foram ao meu encontro na Ermida de São Mamede, bem lá no alto antes dos tais degraus…  Elas que se apressaram a ir para a pista para assistirem ao meu final, mas bem que tiveram que esperar, pois os últimos 5 km foram complicados, devido ao calor, falta de treino nos últimos dias e o cansaço fazia se sentir (nunca tinha realizado 25km… a prova teve uns km’s a mais de bonus)
À chegada confesso que estava emocionado, pois encontrei novamente um ambiente formidável, saudável, cheio de fairplay e de carinho familiar.
Naturalmente fica imenso para contar do que senti e do que vi naquele dia (que bonito que é o trail, o campeão Luis Semedo-ACP a levar em ombros um atleta dos 100 km que estava com imensas dificuldades em andar) certamente imagens que irei guardar na memória.
Terminei esta aventura com o tempo de 4horas 28min na posição 234 geral. Na distância dos 25km estavam inscritos 400 atletas, terminaram cerca de 320 atletas .

Parabéns à organização (voluntários foram sensacionais), a todos os membros do Atletismo Clube de Portalegre que tem um líder excepcional João Carlos, para o ano tentarei lá estar pois adorei.




Sem comentários:

Enviar um comentário