domingo, 5 de abril de 2015

Experiência na estafeta

Logo no dia que fiquei com o conhecimento que iria haver uma prova de estafeta, fiquei com imensa vontade de participar com uma equipa da UFD.

O atletismo por si só, é um desporto muito individual, mas quando corremos em estafeta o espirito de grupo é bom e faz nos correr ainda mais em esforço para não desiludir os restantes elementos da equipa. 

Por várias vezes, referi que o regulamento era algo desajustado à realidade do atletismo distrital, devido à exigência das equipas terem que ser constituidas por 3 elementos masculinos e 3 femininos, ainda por cima na época festiva que celebramos nestes dias (Páscoa). Mas todos os esforços foram bem conseguidos. 

"Arregacei as mangas" e comecei com alguns dias  de antecedência a pensar na equipa que iriamos apresentar, apenas e só com o intuito de participarmos neste modelo de atletismo tão atractivo, sendo importante um evento deste género nesta altura da época ainda para mais realçarmos os nossos laços de amizade entre jovens e adultos da UFD.

Na semana que antecedeu a prova, realizámos um treinos os 6 elementos juntos, para combinarmos estrategias e trocarmos alguns conselhos entre nós.

No dia da prova, lá rumámos ao Ervedal para a prova. Como fomos com tempo, decidi entrar em Figueira e Barros e fazer o trajeto da estrada onde iria decorrer a prova, em sentido contrário para que todos tivessemos conhecimento do circuito e das dificuldades que iriamos encontrar em competição. Uma pequena distração, fez nos errar na estrada e quando demos por nós tinhamos feito um desvio de cerca de 10km em direção contrária, (direção a Alter do Chão). Os nervos alteraram-se de imediato e como era eu o condutor e detesto chegar atrasado já ia um pouco chateado com a situação. Mas lá chegámos ao Ervedal ainda com trinta minutos da hora prevista da prova.

Após termos feito a tal abordagem ao circuito da prova, decidi ainda fazer uma alteração de dois elementos da nossa equipa face ás caracteristas dos atletas e do circuito.

Apesar de termos decidido participar na  estafeta quase por "brincadeira", teriamos assim algumas chances de alcançarmos o 3º lugar, classificação essa que nos daria lugar no pódio e arrecadarmos mais um prémio para o nosso historial. A "luta" seria com a equipa local, isto porque as duas equipas que estariam na luta dos primeiros dois lugares, seriam sempre as duas equipas de grande qualidade do Clube Elvense de Natação.

Liderámos o primeiro segmento de 900 metros com o Daniel Jesus a entregar o testemunho em 1º lugar, depois do 2º segmento até ao final conseguimos manter o 3º lugar graças ao esforço dos restantes 5 elementos.

Em simultâneo, decorreu uma prova de 5,6km no mesmo percurso da estafeta, onde o nosso atleta Luis Gaião, participou e alcançou o 3º lugar na Geral, 2º lugar no escalão de veteranos.

A minha filha Yara participou já em Figueira e Barros numa corrida destinada ao jovens do escalão de Benjamins.

Todos nós trouxemos ainda um brinde muito simpático, oferecido pela organização da prova - um saco/mochila.

Muito obrigado à organização e a todos os presentes pela forma como nos receberam, e prometemos voltar ao mesmo evento para o ano.

Resta-me agradecer à Junta de Freguesia de Degolados pelo transporte gentilmente oferecido e ao Jorge Vitorino (CEN) pelas fotos que nos tirou durante a competição. 







Sem comentários:

Enviar um comentário